tesouro direto fechado

Tesouro Direto Fechado! E agora?

Alguma vez você já entrou no site do Tesouro Direto e se deparou com a mensagem “Tesouro Direto Fechado“? Pois é, algumas vezes o Tesouro Direto fecha para negociações.

Mas não se preocupe, isso é perfeitamente normal e eu vou explicar neste artigo porque isso acontece.

Como são definidas as taxas dos títulos?

Os títulos públicos são negociados por grandes bancos, fundos de pensão, fundos de investimentos e corretoras no mercado secundário. Essas transações ocorrem ininterruptamente das 9 horas às 18 horas e fazem com que os preços e taxas sofram muitas alterações ao longo do dia.

O Tesouro Direto para pessoas físicas entretanto, atualiza essas taxas normalmente 3 ou 4 vezes por dia. Essa frequência de atualização é o suficiente para manter os preços de acordo com o mercado.

E por que a mensagem Tesouro Direto Fechado?

Quando há um excesso de volatilidade no mercado secundário, com aumento ou quedas bruscas nos preços dos títulos públicos, há grandes chances dos preços ficarem defasados para as pessoas físicas. Para evitar que ocorram negociações com preços desajustados ao mercado o Tesouro Direto suspende as negociações e coloca a mensagem Tesouro Direto Fechado.

Se acontece algum fato que faça os preços dos títulos públicos despencarem o Tesouro Direto suspende as operações. Isso ocorre porque os investidores poderiam comprar algum título com o preço mais alto que o mercado e assim ficar no prejuízo.

Imagine agora que aconteça um fato que faça com que o preço dos títulos públicos suba bruscamente. Nesse caso que ficaria no prejuízo seria o Tesouro Direto pois eles venderiam um título muito abaixo do preço de mercado.


Veja este vídeo explicativo sobre o Tesouro Direto Fechado.

Rafael Seabra é o criador do curso Tesouro Direto Descomplicado.


Outros motivos?

Há também a possibilidade de ocorrer uma greve dos funcionários do Tesouro Direto. Isso é bem mais difícil mas já aconteceu.

Nesta situação também temos o Tesouro Direto Fechado até o problema da greve se resolver.

Concluindo

As taxas do Tesouro Direto são mantidas em alinhamento com o mercado secundário no sistema pelos funcionários do Tesouro Direto. Se acontece muita volatilidade nesses mercados então temos o Tesouro Direto Fechado.

Isso acontece porque se o preço dos títulos no mercado secundário ficar muito baixo os investidores podem ter prejuízos comprando títulos muito acima do valor de mercado. Por outro lado, se os preços no mercado secundário ficarem muito altos quem tem prejuízo é o próprio Tesouro Direto pois ele está vendendo abaixo do valor de mercado.

Existe também a possibilidade de greve dos funcionários do Tesouro. Essa possibilidade é mais difícil mas já aconteceu. Com isso também temos o Tesouro Direto Fechado.

Espero que tenha ajudado se esta for a sua dúvida.

Não esqueça de deixar seu comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *