tesouro direto é arriscado

Tesouro Direto É Arriscado?

Todos nós sabemos dos problemas do governo, principalmente ligados a corrupção. Mas será que por causa disso investir no Tesouro Direto é arriscado? Se você quer saber continue lendo esse post até o fim e saiba.

O Tesouro Direto é a aplicação mais segura atualmente. Repito, a mais segura! Para explicar melhor vou citar 3 razões que comprovam o que acabei de falar.

1 – A dívida do governo é em reais e o governo é quem emite os reais

Em qualquer país o a aplicação mais segura são títulos da dívida pública desse país. Um grande motivo para isso é que o país é literalmente o dono da impressora do dinheiro. Se faltar dinheiro o governo vai lá e imprime. No Brasil não é diferente.

É claro que isso acarretam em vários problemas como um aumento da inflação mas o governo não vai deixar de pagar por isso. Até porque não pagar poderia ser pior do que o aumento da inflação pois o governo iria estar perdendo credibilidade perante o mercado internacional.

O Tesouro Direto é arriscado? Bem essa é uma razão pela qual o Tesouro Direto não se torna assim tão arriscado.

2 – As Previdências Privadas investem no Tesouro Direto

Se você acha que investir no Tesouro Direto é arriscado e que o melhor seria deixar seu dinheiro na mão de uma previdência privada pasme. Grande parte das empresas de previdência privada investem boa parcela do dinheiro que você confia à elas no Tesouro Direto.

Para isso elas cobram altas taxas de administração e penalizam com multas pesadas caso você queira tirar seu dinheiro antes do tempo.

Assim, para que pagar altas taxas de administração e ficar sujeito à regras que terceiros põe a seu dinheiro sendo que boa parte do dinheiro que você confia à essas empresas será investido em uma aplicação que está a seu alcance. Não é melhor não pagar essa taxa e investir você mesmo?

3 – Garantido pelo Tesouro Nacional

Embora muitas aplicações como CDB, poupnça, LCI, LCA sejam garantidas pelo Fundo Garantidor de Crédito (FGC), elas só são até 250 mil reais. O Tesouro Direto é garantido pelo Tesouro Nacional caso você tenha 250 mil, 500 mil, 1 milhão… não importa.

Além disso o Tesouro Nacional é uma entidade muito maior que o FGC. O FGC é um orgão privado mantido pelo dinheiro dos bancos através de pequenas contribuições. Caso algum banco quebre esse dinheiro é usado para cobrir os investimentos dos correntista.

O que acontece é que o FGC até agora só segurou quebra de bancos pequenos. Se um banco como Itaú ou Bradesco quebrasse será que o FGC conseguiria segurar?

Além disso, grande parte do dinheiro depositado nessas aplicações está sabe onde?

Isso mesmo!

No Tesouro Direto!

🙂

Conclusão, Tesouro Direto é Arriscado?

Assim, se você está se perguntando se o Tesouro Direto é arriscado lembre-se que as aplicações consideradas mais seguras de grandes bancos aplicam no Tesouro Direto. Assim como grande parte da previdência privada mantém investimento nesses títulos.

Ainda, o Tesouro Direto é garantido pelo Tesouro Nacional. Se o Tesouro Nacional não conseguir segurar essa garantia pode ter certeza que teremos coisas muito mais importantes para nos preocuparmos do que o dinheiro investido no Tesouro Direto.

Além disso que deve o dinheiro para quem possuiu os títulos é o dono da impressora do dinheiro. Claro que não é bom ficar imprimindo mais dinheiro por conta de vários efeitos colaterais que isso causa. Porém isso é mais um ponto que faz com que o aplicações no Tesouro Direto seja seguro.

Se quiser saber mais sobre o Tesouro Direto clique aqui.

2 comentários em “Tesouro Direto É Arriscado?

    1. Oi Noob!
      Obrigado pela sua visita!
      Na verdade o Tesouro Direto é a aplicação mais segura que existe mesmo. Não tem nada de arriscado.
      Ainda me arrisco a dizer que o mais arriscado que investir em qualquer aplicação que seja é não investir em nada.
      Abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *