sucesso financeiro

Veja 3 Bons Hábitos para o Sucesso Financeiro. E 1 Mau Hábito.

Quem não gostaria de ter sucesso financeiro? Dificilmente alguém não iria gostar, afinal de contas hoje em dia precisamos de dinheiro para quase tudo.

Imagine que um dia você possa viver com uma renda gerada pelos seus investimentos. Essa renda paga todos os seus gastos e ainda sobra um pouco.

Você atingiu a independência financeira!

Legal né?!
Mas para chegar lá você precisa cultivar bons hábitos. Além disso precisa parar com maus hábitos que tiram você do caminho para o sucesso financeiro.

Neste post vou falar sobre 3 bons hábitos que vão levar você para o sucesso financeiro. São eles.

  • viver abaixo das possibilidades;
  • processo contínuo de aprendizado;
  • colocar o conhecimento adquirido em prática.

Além disso, vou falar sobre um péssimo hábito que faz com que você não tenha o sucesso financeiro que merece.

  • dar muita importância para status social.

Vamos a cada um desses hábitos.

Viver Abaixo das Possibilidades

poup1

Se você deseja alcançar o sucesso financeiro e colocar o dinheiro para trabalhar pra você, você vai precisar investir. Para investir dinheiro é necessário que sobre dinheiro sempre.

É por isso que você deve viver abaixo das possibilidades. Se você tem uma renda de R$4000,00 deve viver como se tivesse uma renda de R$3000,00 por exemplo.

Assim sempre vai sobrar dinheiro para investir. Eu já comentei aqui no blog sobre algumas coisas que você pode fazer para poupar dinheiro. Veja por exemplo este post.

Viver abaixo das possibilidades é crucial para ter sucesso financeiro. Você não vai conseguir viver de renda se gastar tudo o que ganha.

Você deve estar pensando:”Certo, mas eu não tenho como viver abaixo das possibilidades pois ganho pouco e o pouco ganho mal dá pra comer.”

Então é aí que entra o hábito número 2!

O Processo Contínuo de Aprendizado Contribuí para o Sucesso Financeiro

learning1

Sim, você deve estar sempre aprendendo. Se você acha que os estudos acabaram na faculdade então provavelmente não terá sucesso financeiro.

E ainda acho que somente o aprendizado formal não é o suficiente. Existem vários livros, cursos online e sites na internet que ensinam coisas muito boas de graça ou quase de graça.

Você não precisa por exemplo fazer uma faculdade de contabilidade se quiser aprender sobre contabilidade. Pode estudar por conta própria lendo um livro, ou fazendo um curso rápido.

O importante é você estar sempre aprendendo. Assim suas possibilidades aumentam e sua renda aumenta seja indo para um emprego melhor, sendo promovido no atual emprego ou até mesmo abrindo um negócio na área que aprendeu.

Mas para que isso seja possível é preciso cultivar o hábito número 3.

Coloque em Prática o que Aprendeu

piramide-da-aprendizagem

Sim, de nada adianta ficar com o conhecimento guardado na cabeça. Você precisa colocar em prática. Repare na Pirâmide de Dale que a maneira mais eficaz de aprender é praticando ou ensinando.

Dizem que o conhecimento dá dinheiro, mas o conhecimento por si só não dá dinheiro. O que dá dinheiro é o que você faz com o conhecimento que tem.

Se o conhecimento por si só desse dinheiro não teríamos tanta gente formada, pós graduada e com doutorado lutando para sobreviver. Todos eles seriam ricos não é mesmo?!

Portanto, o que acho é que você deve guardar energia para aprender somente o que for colocar em prática. Pra que você quer aprender russo arcaico se não vai colocar em prática?

Por isso que toda vez que estiver aprendendo algo vá praticando. Está lendo sobre análise de FIIs? Vá olhando prospectos e relatórios de fundos imobiliários e tentando aplicar o que está aprendendo. É bem mais legal do somente ler o livro a não fazer mais nada.

E para finalizar, não cultive maus hábitos.

Não Dê Muita Importância ao Status Social

Você não precisa ficar preocupado em ostentar que está ganhando bem. Isso além de chamar a atenção para possíveis ladrões, acaba com o seu dinheiro.

Se você comprar um carrão para impressionar outras pessoas, não esqueça que vai ter que bancar as despesas desse carro. Quer construir uma casa para mostrar seu status social? Já pensou nas despesas da casa?

Pois é! Ficar comprando coisas para mostrar para outras pessoas que você está bem de vida vai te levar pro buraco. E isso não vai te deixar mais feliz.

Além disso, pra que ficar gastando dinheiro com coisas que você não precisa para impressionar pessoas que você mal conhece? Em que isso vai acrescentar na sua vida?

Liberdade é muito mais importante do que status social. Pense nisso!

E para concluir.

Assim como existem bons e maus hábitos para levar uma vida saudável, existem bons e maus hábitos para atingir o sucesso financeiro. Se você se livrar dos maus hábitos e cultivar bons hábitos já é meio caminho andado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *