rendimento da poupança

Qual o Rendimento da Poupança?

Já venho falando aqui no blog que o rendimento da poupança é muito inferior a qualquer outro investimento. Mas se você está lendo esse artigo é porque quer saber exatamente qual o rendimento da poupança e uma alternativa à ela.

Pois bem, leia este post até o final que vou explicar tudo o que sei sobre caderneta de poupança. Ainda, vou mostrar o que eu faria se descobrisse agora que a poupança é o pior investimento que existe.

Sendo assim, vamos entender melhor como funciona o rendimento da poupança.

Rendimento da Poupança

Em maio de 2012, o rendimento da poupança foi alterado por conta da redução da taxa SELIC, que é a taxa básica de juros da economia. Historicamente a taxa SELIC sempre foi muito alta e por isso os títulos atrelados à SELIC sempre tinham uma rentabilidade maior do que o rendimento da poupança.

Com a redução da SELIC, muitos títulos, após o desconto do imposto de renda, poderiam ter a rentabilidade próxima a da poupança, ou até mesmo perder para a poupança. Com isso, porque comprar um título do governo que vai render parecido com o rendimento poupança?

Foi por isso que desde maio de 2012 o rendimento da poupança foi alterado para que fosse sempre menor do que a SELIC. Assim, o rendimento da poupança ficou dependendo de quanto estava a SELIC.

Resumindo.

  • Se a SELIC for maior do que 8,5% ao ano o rendimento da poupança é 6,17% ao ano mais a Taxa Referencial (TR).
  • Se a SELIC for menor ou igual a 8,5% ao ano, o rendimento da poupança é 70% da taxa SELIC mais a TR.

O que é a Taxa Referencial (TR)?

Essa taxa é antiga, foi criada no início dos anos 90, no Plano Collor II. O objetivo dela era pra controlar a inflação estratosférica da época.

Ainda hoje ela é usada em nossa economia. Além da poupança, ela é usada no FGTS e alguns financiamentos imobiliários.

Para nós basta saber somente o seguinte.

  • Quanto maior a SELIC, a TR varia um pouco mais pra cima;
  • Quanto menos for a SELIC, a TR vai tendendo a zero.

Em Nenhum Cenário Vale a Pena Investir na Poupança

Repare que NUNCA, eu disse NUNCA, dentro dessas regras, vale a pena investir na caderneta de poupança. Com a SELIC acima de 8,5% ao ano qualquer título atrelado a SELIC já rendia mais que a poupança. Agora quando a SELIC é 8,5% ou menos a poupança já vai ser pouco mais de 30% menos que a poupança.

Vejamos, se a SELIC for de 8,5% ao ano o rendimento da poupança seria de 5,95% mais TR. Se ela for para 8% ao ano a poupança vai para 5,6% mais a TR.

O mínimo valor que a SELIC já chegou até agora foi de 7,25% ao ano. Se ela voltar a este valor a poupança renderá 5,08% mais a TR.

Nessas condições eu pergunto. Pra que colocar seu dinheiro na poupança?

Poupança da Caixa Rende Mais, Certo?

ERRADO!

Não tem diferença de rendimento na caderneta de poupança. Todas são iguais. Poupança da Caixa, Banco do Brasil, Itaú Bradesco… enfim. Mesmo um banco pequeno, não há diferença no rendimento da poupança.

O rendimento da poupança é definido pelo governo. Todos os bancos têm que entregar o mesmo rendimento definido pelo governo, com as mesmas vantagens.

O Rendimento só Acontece no Aniversário da Poupança

O rendimento da poupança é mensal, isto é, se você colocar o seu dinheiro na poupança e retirar em menos de 30 dias ele não vai render nada. Por isso que se fala em aniversário da poupança. Se você colocar seu dinheiro no dia 10, o rendimento só acontece no dia 10 do mês seguinte.

Por exemplo, se você coloca o dinheiro no dia 10, no próximo dia 10, entra o rendimento daquele mês. Se você tirar no dia 9, não recebe o rendimento.

Qual a Alternativa ao Baixo Rendimento da Poupança?

Vejo como principal alternativa à caderneta de poupança o Tesouro SELIC. O Tesouro SELIC é um título do Tesouro Direto. Já escrevi no blog um artigo sobre ele chamado “Como Investir no Tesouro SELIC”. Para ler clique aqui.

Se você ainda não está convencido de que não vale a pena investir na poupança recomendo que assista este vídeo.

Se você não tem a mínima noção sobre o Tesouro Direto então veja este video.

Obrigado por ler até aqui, não esquece dos comentários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *