regararvore

Quais As Vantagens De Investir No Tesouro Direto?

Está afim de começar a investir e não sabe por onde e de que maneira começar esse sonho? Apresento para você o Tesouro direto. Ele nada mais é do que um programa relacionado para venda de títulos públicos para pessoas físicas que foi desenvolvido pelo Tesouro Nacional, juntamente com a Companhia Brasileira de Liquidação e Custódia(CBLC).

E você deve pensar: Esse tipo de investimento realmente vale a pena? Posso afirmar a você que sim, ainda mais se você possui um perfil de investidor mais conservador. Portanto a seguir você irá ler algumas vantagens para definitivamente entrar nesse mundo e começar a investir nessa modalidade.

 

  • Segurança

 

Quando alguém pensa em um método para investir, primeiramente essa pessoas tem que avaliar a segurança que esse investimento lhe proporciona. O Tesouro direto é considerado o método de investimento mais seguro do mercado, até mesmo mais do que a própria poupança.

Afirmo isso pois todos os títulos públicos são totalmente garantidos pelo Tesouro Nacional. Com isso se o Governo por algum motivo não conseguir pagar o proprietário dos títulos, como último recurso ele pode imprimir mais dinheiro, afim de pagar todas essas dívidas relacionadas.

 

  • Tesouro direto e a alta rentabilidade

 

Alta rentabilidade é uma das vantagens e características do Tesouro direto. E com certeza é isso que você mais procura quando começa a investir.

E esse método de investimento tem se mostrado mais rentável quando é comparado com outras opções de investimentos de renda fixa que existem no mercado.

Para você ter uma noção de como esse método de investimento está acima da caderneta de poupança, quando o assunto é rentabilidade, eu lhe mostro alguns números de cada um. Enquanto a caderneta de poupança gerou apenas 7,12% o Tesouro direto por sua vez gerou 13,34%.

 

  • Possui uma enorme variedade

 

O Tesouro direto possui um inúmero tipo de títulos disponíveis para você, onde você pode diversificar seus investimentos, com isso você pode buscar renda e lucrar em diferentes áreas dependendo da situação econômica no momento do investimento.

É permitido que você monte uma carteira flexível, que vai de encontro com situação financeira e também com seus objetivos financeiros.

Os títulos que nele são oferecidos, podem variar de acordo com três aspectos, sendo eles:

Taxa de rentabilidade, onde aqui você pode escolher o título com maior rentabilidade de acordo com a realidade econômica.

Prazo de validade, permite que você escolha de acordo com o período que desejar resgatar seu dinheiro.

Fluxo de pagamento, onde você pode títulos que pagam no vencimento ou pode optar pelos que que pagam semestralmente.

 

  • Acessibilidade e baixos custos

 

De que adianta métodos de investimento se você não possui uma quantidade grande para investir?

Esse problema não se aplica aqui, pois essa forma de investir é bem acessível. Não requer uma quantidade exorbitante de dinheiro inicialmente.

Para você ter uma ideia, é possível comprar um título com apenas 0,01% de seu valor, desde que esse valor seja igual ou acima de R$ 30,00. Esse é um valor muito abaixo do que algumas outras formas de investimento. Algumas podem chegar a pedir R$ 1000,00 para poder começar.

 

  • A liquidez

 

Sendo este um ótimo método de investimento, não poderia faltar a garantia de poder sair dele a qualquer momento de forma tranquila e sem nenhum peso na consciência.

É permitido que você venda seus títulos a qualquer momento, até mesmo antes do prazo de validade. E essa compra é garantida pelo Tesouro Nacional, isso quer dizer que o Governo vai comprar seus títulos de volta quando você quiser. É uma boa garantia, não é?

Porém os títulos só poderão ser vendidos em determinados horários, sendo nos dias úteis a partir das 18 horas até as 5 horas do dia seguinte.  Nos fins de semana e feriados a venda poderá ser efetuada o dia inteiro e a qualquer hora.

E esse investimento é simples onde você pode comprar seus títulos diretamente no site, após realizar o cadastro.

Então realmente vale a pena? No momento que você aplicar e compreender todas as vantagens que o Tesouro direto lhe proporciona, você não irá querer saber mais de outro tipo de investimento. Gostou? Então deixe seus comentários para nós no final desse post.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *