plano financeiro

Veja 5 Erros Ao Elaborar O Plano Financeiro

Alcançar a liberdade financeira exige um bom plano financeiro. Sem elaborar um bom plano financeiro é difícil chegar lá. Como tudo, a liberdade financeira exige um bom planejamento.

A grande maioria das pessoas sequer tem um plano financeiro. Outra parte tem um mas não está 100%. E de uma minoria que tem, alguns conseguem a liberdade financeira seguindo este plano. Repare, eu disse alguns.

Nesse artigo vou citar 5 grandes erros que as pessoas cometem ao elaborar um plano financeiro. São eles:

  1. Não investir;
  2. Falta de conhecimento;
  3. Não ter objetivo claro definido;
  4. Não ter uma reserva de emergência;
  5. Contar no plano financeiro os juros com cartão de crédito.

1 – Não Investir

Este é o principal erro cometido. Muitas pessoas planejam juntar dinheiro mas acabam não investindo este dinheiro de maneira correta.

Pior, muitos acham que estão investindo aplicando na poupança. Poupança não é investimento!

A poupança muitas vezes nem bate a inflação. Sendo assim se você deixar o dinheiro na poupança durante 1 ano você provavelmente vai perder. Por que? Porque os preços irão subir mais do que o seu dinheiro vai render.

Ainda, outras pessoas não procuram investimentos mais arrojados por medo de perder o dinheiro. Isso é um completo absurdo!

Veja bem, se a inflação regularmente se iguala ou é maior que a poupança então você está arriscando a perder. Portanto, mais arriscado do que investir é não investir!

E um dos grandes motivos do não investimento é outro erro que as pessoas cometem ao elaborar seu plano financeiro. Esse erro é a falta de conhecimento.

2 – Falta De Conhecimento

o que fazer para ganhar dinheiro com dividendos

Elaborar um plano financeiro sem conhecer sobre finanças é um erro crasso. Para se planejar qualquer coisa é preciso ter um mínimo de conhecimento.

Hoje em dia é muito fácil correr atrás de conhecimento sobre finanças. Você pode aprender de graça na internet ou mesmo fazer cursos on line. Você não precisa mais marcar horário com professor para fazer um curso sobre qualquer coisa.

Hoje você paga o curso, recebe um acesso em seu e-mail e estuda a hora que quiser de onde quiser podendo ver várias vezes a mesma aula. Ainda, pode contar com fóruns para tirar dúvidas.

Se não puder pagar também pode aprender sozinho pela internet, mas isso demanda muito mais tempo. Como tempo é dinheiro no fim dá no mesmo.

3 – Não Ter Um Objetivo Claro Definido

Quem quer montar um plano financeiro deseja chegar em algum lugar. Não dá pra simplesmente sair dirigindo um carro sem saber pra onde se quer ir.

Pense no que você quer. Fazer uma viagem, pagar a faculdade dos filhos, formar um patrimônio e viver da renda deste patrimônio? Pense, o que você deseja?

4 – Não Ter Uma Reserva De Emergência

como juntar dinheiro

Quando você elabora um plano financeiro deve ter uma reserva financeira de emergência. Já falei sobre isso no post “5 Razões Pelas Quais Você Precisa Ter Uma Reserva Financeira“.

E se alguma coisa der errado no meio do caminho?

Perdeu o emprego? O negócio que você abriu não deu certo? Houve algum acidente? Se isso acontecer, o que você fará se não tiver uma reserva de emergência?

Tenha sempre uma quantia guardada. Algo que você possa sacar rápido quando precise. Isso vai deixar você mais seguro e com mais tranquilidade para trabalhar. Tenha uma reserva financeira.

5 – Contar No Plano Financeiro Os Juros Do Cartão De Crédito

Os juros do cartão de crédito podem chegar a 400% ao ano! Você conhece algum investimento que paga isso? Se conhecer me avise!

Pra que pagar esse absurdo com o cartão de crédito. Aliás, comprar a crédito não é a melhor opção. Você deve sempre procurar comprar a vista.

É claro que por exemplo, para comprar um imóvel fica difícil. Mas por exemplo, para comprar uma geladeira procure sempre comprar a vista. Não use o cartão de crédito para consumo. Use somente quando necessário como meio de pagamento.

Ainda, existem cartões de crédito pré-pago. Procure saber mais sobre isso. Com esses cartões você carrega e compra. Para comprar por exemplo pela internet, existem sites que aceitam somente cartão de crédito. Assim, você pode pagar com o cartão de crédito pré-pago. Seria como um “crébito”. 🙂

Concluindo

Antes de fazer o seu plano financeiro cuide para não cometer os erros acima. Depois faça o plano financeiro e siga ele.

Lembre-se que você deve sempre investir uma quantia. Por menor que seja invista. Procure sempre estudar sobre finanças. Lembre-se do preço da ignorância.

Ainda, tenha sempre um objetivo claro definido e uma reserva de emergência. Ela pode ser necessária no caminho.

Por fim, não pague juros de cartão de crédito. Aliás, procure ao máximo não pagar juros nenhum, mas se tiver que pagar faça com responsabilidade. Em um dos países com os juros mais altos do mundo, você deve procurar receber juros e não pagar.

Espero que tenha ajudado. Se gostou dê uma curtida aí e deixe seu comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *