para que serve o ibovespa

Para que serve o Ibovespa

Você quer saber para que serve o Ibovespa? Bem para nós pequenos investidores com objetivo de formar patrimônio n longo prazo, não serve para nada!

O que mais se fala na mídia de mercado financeiro é sobre o índice Ibovespa. Se você prestar atenção na maioria dos sites oficiais (não estou falando dos alternativos), o que mais se fala é se o Ibovespa caiu ou se o Ibovespa subiu ou se vai a tantos mil pontos e tudo mais…

Veja

Existem várias notícias como esta na mídia oficial. Pois este parece ser a principal função para que serve o Ibovespa, gerar notícia.

Vamos primeiro ver o que realmente é e como é feito o Ibovespa para depois vermos por que ele não serve para nada. Eu ao menos não faço a mínima ideia de quanto está ou não o índice pois isso não faz a menor diferença nos meus investimentos. Ficar cuidando Ibovespa, no meu caso, é perda de tempo.

Como é calculado o Ibovespa

Se você procurar no Google vai encontrar o seguinte:

O índice é calculado em tempo real, considerando instantaneamente os preços de todos os negócios efetuados no mercado à vista com ações componentes de sua carteira (lote padrão) e é divulgado pela Bovespa, podendo ser acompanhado on line.

Agora veja  AQUI os principais papéis e seus pesos na composição do Ibovespa. Note que existem empresas com mais de um tipo de papel no índice como a Vale e também empresas com um grande percentual na composição do índice como Itaú Unibanco.

Basicamente o Ibovespa é a participação diversas ações no índice formando uma média. A variação dessas ações de acordo com o peso de cada uma é o que forma Ibovespa.

E o que isso quer dizer?

Quer dizer que se o Ibovespa cai é que aquelas ações do índice podem ter caído embora umas podem não ter caído. Só quer dizer isso. Serve mais para refletir o desempenho da economia, e é claro, gerar mais notícias, do que para análise do pequeno investidor.

OK, mas se o Ibovespa cai as ações vão mal, não é?

Como já vimos, o Ibovespa é composto por uma carteira teórica onde cada ação tem um peso na carteira. Se o Ibovespa baixou é por que esta carteira baixou e portanto algumas ações que compõe o índice baixaram.

Mas é possível sim que outras ações aumentem e até mesmo ações do próprio Ibovespa podem subir com o índice caindo.

Veja o gráfico abaixo. Ele representa o Ibovespa desde o ano 2006 até agora.

para que serve o ibovespa

Note pela linha vermelha que de 2011 até 2016 o Ibovespa só caiu.

Agora veja o gráfico abaixo. Ele representa a ações ON da Grendene (GRND3).

para que serve o ibovespa

Comparando com o gráfico do Ibovespa, veja que durante mais ou menos o mesmo período de 2011 até 2016 o Ibovespa cai enquanto a ações da Grendene sobem(veja a linha vermelha).

Tudo bem, mas GRND3 não faz parte do Ibovespa.

Não faz mesmo!

Mas olhe o gráfico das ações ON da Ambev (ABEV3).

para que serve o ibovespa

Note que essas ações também sobem durante o mesmo período, de 2011 até 2016 (ver linha vermelha), enquanto o índice cai. E ABEV3 faz parte do Ibovespa.

Assim eu pergunto, para que serve o Ibovespa para o investidor que tem GRND3 e ABEV3 (não estou dizendo que você deveria ter essa ou aquela)? Qual diferença fez o índice pra ele?

É claro que existem fundos que refletem o índice, contratos e tudo o mais. Mas o que quero dizer é que para o investidor focado em acumular patrimônio na bolsa, o Ibovespa não faz a menor diferença.

O que importa são as empresas!

Veja que tanto a Grendene quanto a Ambev foram empresas que deram bons resultados nesse período. Nota abaixo o gráfico retirado do site Oceans14 (muito bom por sinal) dos lucros obtidos por essas duas empresas durante o período analisado.

para que serve o ibovespa
Com isso, quero dizer pra você que o Ibovespa não serve para nada para o investidor pequeno. O que interessa mais uma vez é se a empresa é boa. Se a empresa é boa você deve acumular patrimônio nessa empresa. Comprar as ações dela. Ninguém acumula patrimônio em Ibovespa.

Também podemos ver que no longo prazo, a tendência do preço é acompanhar os lucros. Se os lucros vão pra cima, uma hora os preços vão para cima no longo prazo. E se você quer acumular patrimônio para viver da renda produzida por ele deve pensar no longo prazo.

Ficar cuidando Ibovespa é pura perda de tempo para o investidor que deseja acumular patrimônio na bolsa ao longo do tempo. É por isso que se me perguntam para que serve o Ibovespa, digo que não serve para absolutamente nada, pelo menos para mim.

E afinal de contas, para que serve o Ibovespa?

Se procurarmos na Wikipedia vamos ver que o Ibovespa é um indicador do desempenho médio do preço das ações da Bovespa. Ele é medido em tempo real, portanto serve para ver se, de uma forma geral o preço das ações da bolsa estão aumentando.

Assim como Down Jone, NYSE ou NASDAQ a bolsa de São Paulo tem seu índice que é o Ibovespa. Como os outros índices, na prática ele serve muito mais para dar uma ideia sobre o desempenho da economia de forma macro do que para tomar algum tipo de decisão sobre investimentos. Além é claro de criar notícias para a imprensa.

Se você compra ações porque o Ibovespa vai subir e vende porque o Ibovespa vai cair recomendaria mais estudo. Se quiser aprender mais sobre investimento em ações clique AQUI.

Obrigado pela leitura, não esqueça de curtir e deixar comentários!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *