future1

O que fazer hoje para ter dinheiro amanhã

Todos nós sabemos os apertos que passamos quando ficamos sem dinheiro. As conta não fecham, corta um gasto corta outro e cada vez sobre mais mês no fim dinheiro.

Mas, se isso está acontecendo com você hoje, é sinal de que alguma coisa não foi feita ontem.

Neste artigo vou mostrar 4 hábitos que você precisa manter para que não falte dinheiro no futuro. Siga isso e você sempre vai ter dinheiro.

 

1 – Não gaste mais do que você ganha

budget1

JAMAIS! Em hipótese alguma gaste mais do que o que você ganha. Um dos segredos da prosperidade é fluxo de caixa, se você mantém sempre um orçamento menor do que a sua renda, ao longo do tempo sua poupança vai aumentando e você terá recursos para comprar o que quer à vista, fazer uma viagem e se, eventualmente, houver algum problema e você tiver que gastar em um mês um pouco mais, terá gordura para queimar.

Isso é importante, concentre-se nisso mesmo que tenha que fingir que ganhe menos.

 

2 – Invista a diferença entre o ganho e o gasto

inv1

Quando começar a sobrar dinheiro invista nos diversos tipos de investimentos que estão a disposição no mercado. Fazendo isso você vai estar colocando o seu dinheiro para trabalhar pra você, e isso é muito bom.

Deixe o efeito dos juros sobre juros agir em cima do seu dinheiro.

Como dizia Albert Einstein: “os juros compostos são a força mais poderosa do universo e a maior invenção da humanidade, porque permite uma confiável e sistemática acumulação de riqueza”.

 

3 – Mantenha um aprendizado constante sobre finanças

learning1

Leia livros, blogs e assista videos no Youtube sobre finanças. Aprenda a analisar demonstrações financeiras, balanços e relatórios financeiros. Mesmo que você não saiba, tente entender.

Faça cursos sobre investimentos e finanças pessoais, afinal de contas, para investir você precisa de conhecimento.

Como dizia o ex-presidente da universidade de Harvard, Derek Bok: “se você acha que educação é cara, experimente a ignorância“.

 

4 – Não tenha dívidas maiores do que o seu patrimônio

debt1

É claro que o ideal é não ter dívidas, mas em muitos casos, principalmente na aquisição de imóveis, não dispomos do valor do bem para comprar à vista e precisamos fazer um financiamento.

Neste caso, é bom que o valor devido não seja maior que o que você tem. Por exemplo, se você vai comprar um imóvel que custa 200 mil é bom que o seu patrimônio seja no mínimo 200 mil. Se o seu patrimônio está muito abaixo disso talvez seja melhor esperar um pouco antes de fazer a compra, imagine se por algum motivo você ficar sem renda e não puder pagar a prestação.

 


Concluindo, mantendo esses 4 hábitos você sempre terá dinheiro disponível para fazer as coisas que realmente importam pra você. Se sentirá mais livre, tranquilo e feliz para curtir a vida junto com usa família e amigos.

Espero que você tenha gostado deste artigo. Dê uma curtida nas redes sociais e nos deixe seu comentário, ele é muito importante.

Abraço!

2 comentários em “O que fazer hoje para ter dinheiro amanhã

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *