como ganhar dinheiro na bolsa de valores

O Que é o Mercado Financeiro E Como Investir Nele?

O termo Mercado Financeiro está presente no nosso dia a dia e é muito falado por todos. Mas afinal de contas, você sabe o que é o Mercado Financeiro?

Mais do que isso. Você sabe como investir no Mercado Financeiro?

Muita gente fala por aí sobre o Mercado Financeiro mas nem sabe exatamente o que é o Mercado Financeiro. Neste artigo vou explicar o que realmente é o Mercado Financeiro.

Além disso vou deixar para você um link onde você pode baixar grátis um e-book que vai ensinar para você quais as opções de se investir nesse mercado.

O que é o Mercado Financeiro?

O Mercado Financeiro nada mais é do que o conjunto de instituições onde os poupadores podem transferir seus fundos para quem quer tomar emprestado. Bonito né? Vou explicar melhor.

Existem pessoas que gastam menos do que ganham. Os motivos podem ser vários, poupar para comprar uma casa, poupar para uma aposentadoria mais confortável e por aí vai.

E existem pessoas que gastam mais do que ganham. Os motivos podem ser vários, abrir um negócio, fazer uma obra.

Os que tem dinheiro sobrando querem emprestar para mais adiante receber o valor acrescido de juros. Os que precisam de mais dinheiro agora não se importam em tomar emprestado e devolver mais adiante com juros.

Para que isso aconteça existem instituições onde os poupadores e tomadores de empréstimos se encontram. O conjunto dessas instituições é o que chamamos de Mercado Financeiro.

Acho que a instituição mais conhecida é um banco, que é um intermediário financeiro.

Mas o que quero falar aqui é sobre os 2 principais mercados financeiros da economia. É neles que você pode investir seu dinheiro.

Estes mercados são o mercado de títulos e o mercado de ações.

o que é o mercado financeiro

Mercado de Títulos

Quando uma empresa decide fazer um investimento em uma nova fábrica por exemplo, ela pode emitir títulos ao público. Com o dinheiro arrecadado desses títulos ela faz seu investimento e posteriormente, na data do vencimento do título ela devolve o valor tomado mais um juros.

Um título é um certificado de endividamento. Um comprador de um título pode ficar com este título até a data do vencimento ou vendê-lo para outra pessoa. Um exemplo de título são debêntures.

Do mesmo modo que uma empresa pode emitir títulos para fazer um investimento, o governo também pode. Este é o caso do Tesouro Direto por exemplo.

O governo emite títulos para arrecadar recursos para fazer alguma coisa e no vencimento devolve o valor mais juros.

Exitem muitos tipos de títulos no Mercado de Títulos mas há 2 características principais dos títulos.

  • o prazo do título, ou seja, o vencimento que decorre até o vencimento;
  • o risco de crédito, isto é, a possibilidade de o tomador não pagar a dívida ou parte dela.

Mercado de Ações

Outra forma de uma empresa arrecadar dinheiro é vendendo ações. A diferença entre ações e títulos é que as ações são um título de propriedade. Já expliquei isso nesse artigo.

Sendo assim, o acionista têm direito aos lucros obtidos nas atividades da empresa. Em alguns casos, quando o acionista possui muitas ações, eles podem controlar a empresa. Como donos mesmo!

O mercado de ações é onde as ações das empresas são negociadas. Os lugares onde elas são negociadas são as bolsas de valores.

Do mesmo modo que o comprador de um título pode ficar com o título até o vencimento ou vender para outra pessoa, o comprador das ações também pode vender essas ações para outra pessoa. A diferença é que ação não tem vencimento.

Como já falei, ela é um título de propriedade e portanto vale enquanto a empresa existir. Não expira nunca.

Como Investir no Mercado Financeiro [E-Book GRÁTIS]

Como já expliquei, o conjunto das instituições onde os que querem emprestar dinheiro e o s que querem tomar dinheiro emprestado é o que chamamos de Mercado Financeiro.

mfComo você pode perceber, existem muitas opções de investimentos no mercado financeiro. Em algumas ocasiões é bom ter títulos em outras é bom ter ações.

Na verdade o ideal é você fazer uma diversificação entre os vários tipos de investimentos disponíveis no mercado financeiro. Para isso você precisa conhecer mais opções disponíveis.

Sendo assim estou deixando um link para que você possa baixar um e-book totalmente GRÁTIS.

Investindo no Mercado Financeiro de forma consistente, é possível alcançar a independência financeira.

Espero que tenha gostado do artigo e que agora já saiba o que é o Mercado Financeiro.

Não esqueça de deixar um comentário, e se gostou curta nas redes sociais nos links de compartilhamento.

CLIQUE AQUI PARA BAIXAR GRÁTIS O E-BOOK

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *