circuit breaker

O Que É Circuit Breaker?

O circuit breaker é um mecanismo disparado pela Bovespa cuja a finalidade é interromper o pregão sempre que ocorrem oscilações negativas bruscas. A finalidade disso é rebalancear ordens de compra e venda protegendo o mercado de um altíssimo movimento de queda.

Nesse post vou falar das regras que existem para que o circuit breaker seja acionado. Depois vou relembrar alguns exemplos em que isso aconteceu. Por fim vou mostra se como ele pode afetar você.

Vamos ver primeiro quais as regras para que isso seja aplicado. Note que dependendo da força da queda no índice as regras mudam.

Condições Para O Circuit Breaker Ser Acionado

Existem 3 regras, conforme a revisão 04, de 07/04/2010, do manual de procedimentos operacionais do segmento bovespa, para o circuit breaker ser acionado. São elas:

  • se o ibovespa cair 10% em relação ao fechamento dia anterior, as negociações são suspensas por 30 minutos;
  • se após a suspensão o índice cair 15% em relação ao fechamento do dia anterior, a suspensão é de 1 hora;
  • se após a reabertura dos negócios a queda chegar a 20% em relação ao fechamento do dia anterior a Bovespa pode suspender os negócios por um prazo a ser definido por ela, sendo que esta decisão deverá ser comunicada ao mercado.

É importante deixa claro que nos últimos 30 minutos de pregão, essas regras não são acionadas.No caso de ocorrer suspensão dos negócios na penúltima meia hora de pregão, quando reabertos, o horário será prorrogado em no máximo mais meia hora. Não haverá qualquer outra interrupção. Sendo assim, isso garante um período final de negociação de 30 minutos corridos.

Veja Alguns Exemplos Em Que O Circuit Breaker Foi Acionado

Ao longo da história da bovespa, o circuit breaker já foi acionado algumas vezes. Veja aqui as últimas vezes em que isso aconteceu.

18 de maio de 2017

Neste ano o cenário político brasileiro está meio turbulento. No ano passado houve a saída da Dilma e o vice Michel Temer assumiu.

Em 18 de maio deste ano, após denúncias de corrupção contra o Temer o ibovespa recuou mais de 10%. Com isso houve a paralização das negociações durante 30 minutos.

22 de outubro de 2008

Na crise do subprime, neste dia houve queda de 10,18%. Negociações paradas por meia hora.

11 de setembro de 2001

11092001

No dia do atentado terrorista que derrubou as torres gêmeas do World Trade Center em Nova Iorque, a bolsa brasileira recuou 9,17%. Antes que o circuit breaker fosse acionado a bolsa fechou, seguindo a maioria das bolsas do mundo naquele dia.

A reabertura só ocorreu no outro dia.

14 de janeiro de 1999

Neste dia o mercado temia a adoção do câmbio livre no país. Não se sabia os efeitos que essa nova estratégia de política macroeconômica poderia causar.

Com isso o mercado despencou e o mecanismo foi acionado.

10 de setembro de 1998

Em 1998 a Rússia decretou moratória e renegociação da dívida externa. A bolsa brasileira fechou durante 1 hora com baixa de 15,82%.

28 de outubro de 1997

Neste dia foi a primeira vez em que a bolsa acionou o circuit breaker. Durante a crise asiática, neste dia houve queda de mais de 14%.

Ainda no ano de 1997, o mecanismo foi usado mais 2 vezes.

Como o Circuit Breaker Pode Afetar Você

Se você segue um método de investimento o qual analisa empresas e compra suas ações se estas empresas forem boas sabe em que o circuit breaker pode afetar você? Em NADA!

Se você compra ações de boas empresas o que interessa são as empresas e seus negócios. Oscilações de curto prazo não tem a menor importância se a empresa tiver bons fundamentos.

Portanto o que você deve fazer é ficar craque em selecionar boas empresas. Se você não tem ideia de por onde começar então comece lendo isso.

Espero ter esclarecido sua dúvida sobre o circuit breaker. Não esqueça de comentar.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *