learning1

Escolhendo as Melhores Empresas para Investir na Bolsa

Escolher as melhores empresas para investir na bolsa não é uma tarefa fácil. Para montar uma boa carteira você deve ter os conhecimentos necessários para escolher essas empresas. Pensando nisso, resolvi escrever este artigo onde vou explicar um pouco sobre esse conhecimento.

O conhecimento necessário para selecionar as melhores empresas para investir na bolsa vai sendo aperfeiçoado com a prática. Entretanto existem alguns conhecimentos e filosofias sobre a análise fundamentalista que na minha visão são essenciais para começar a analisar empresas.

Neste post vou explicar 3 fatores que vão ajudar você a escolher as melhores empresas para investir na bolsa.

Porém, antes de explicar sobre esses fatores tenha em mente o que é a análise fundamentalista. Quando falo em análise fundamentalista estou falando da verdadeira análise fundamentalista. Aquela que tem haver somente com os fundamentos da empresa.

Esta análise leva em consideração lucro, endividamento, fluxo de caixa. Não leva em consideração o preço. Portanto o fator número 1 que vou falar agora é para não olhar o preço da empresa.

1 – Não olhe para o preço

Quando estiver escolhendo as melhores empresas para investir na bolsa se preocupe em analisar seus fundamentos. Veja se a empresa tem lucro consistente, se tem pouca ou nenhuma dívida. Não fique preocupado com o preço atual dela. Esqueça o preço!

Quando digo para esquecer o preço, falo também para não olhar indicadores que levam em consideração o preço. Não olhe para dividend yield ou P/l. Isso pode fazer com que você não compre uma empresa boa porque alguns indicadores baseados em preço não estão bons. Já dei um exemplo disso em um artigo que escrevi sobre a Ambev.

O que sugiro fazer ao acompanhar o preço das ações que você já tem é ver o preço uma vez por ano. Se você não aguentar veja uma vez por semestre. Mas se você for neurótico então veja uma vez por mês. Mas quanto menos ver melhor!

Não olhe preço, olhe fundamentos.

2 – Entenda de contabilidade

Para escolher as melhores empresas para investir na bolsa, é essencial, digo essencial, que você conheça de contabilidade. Se você não sabe como entender em uma demonstração do fluxo de caixa se a empresa deu lucro ou prejuízo não compre ações. Vai ser melhor jogar na loteria. Você deve entender pelo menos o mínimo sobre demonstrações financeiras.

Se você já acompanha este site sabe que existem vários posts com exemplos e dicas de análise de números em demonstrações financeiras.

Se você não sabe nada de nada do que eu estou falando sugiro que leia na ordem.

  1. Os 5 principais componentes dos demonstrativos financeiros
  2. Como escolher empresas para investir [5 dicas]
  3. O que analisar em um balanço patrimonial (4 dicas matadoras)
  4. Como analisar uma DRE, 3 fatores importantes
  5. O que considerar no fluxo de caixa
  6. Demonstrações Contábeis: GRND3 x ALPA3
  7. Análise de Fluxo de Caixa Para Escolher Ações
  8. Ações Ambev, Ainda Vale a Pena Investir?

Lembre-se de uma frase do investidor Warren Buffet: “Contabilidade é a línguagem dos negócios

Entenda pelo menos o mínimo.

3 – Analise quantos balanços você puder

A prática leva a perfeição. Com a análise de empresas não é diferente. Portanto para escolher as melhores empresas para investir na bolsa, quanto mais balanços, e demonstrações financeiras você analisar, mais prática você vai pegar e mais certeira sua seleção vai ser.

Vendo vários balanços de vários tipos de empresas você começa a saber as diferença entre várias empresas do mesmo setor e das particularidades de cada setor do economia.

Para fazer esta análise dê uma olhada no site Oceans14. Lá existem diversas demonstrações financeiras de várias empresas de diferentes setores. E o melhor elas estão formatadas em tabelas de forma fácil de entender.

Aqui posso citar outra frase famosa de Warren Buffet: “É necessário ler um zilhão de relatórios anuais e demonstrações financeiras de empresas.

Onde encontrar o conhecimento para escolher as melhores empresas para investir na bolsa

Neste artigo curto citei 3 fatores a levar em consideração na hora de escolher as melhores empresas para investir na bolsa. Acho que ficou claro que o conhecimento sobre as demonstrações financeiras das empresas é essencial na hora de selecionar empresas.

Para adquirir o conhecimento sobre a análise das demonstrações financeira já falei sobre os artigos que escrevi sobre o tema. Além disso também comentei sobre o site Oceans14, onde tem dados financeiros de várias empresas. Outro site legal é o Fundamentus, vale a pena dar uma olhada.

Se você estiver disposto a investir uma pequena quantia em conhecimento, existe o livro Ações – Análise de Empresas. Em cerca de 47 páginas, é exposto o conhecimento necessário para começar a selecionar as melhores empresas para investir na bolsa.

Bem é isso que eu pretendia passar neste post. Espero que você tenha gostado, não esqueça de deixar um comentário.

4 comentários em “Escolhendo as Melhores Empresas para Investir na Bolsa

    1. É! E depois de selecionar as empresas é ir comprando periodicamente as ações dessas empresas. No longo prazo isso tende a virar uma bola de neve.
      Obrigado pela visita e volte sempre.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *