melhor-investimento-no-longo-prazo

Melhor Investimento no Longo Prazo

Neste artigo vou explicar sobre o melhor investimento no longo prazo, considerando o longo prazo um tempo maior do que 10 anos. Digamos que você tem um objetivo para daqui há mais de 10 anos. Pode ser pagar uma faculdade pro seu filho, juntar dinheiro para passar um tempo no exterior ou mesmo se aposentar mais cedo.

O que quero dizer é que o longo prazo é realmente longo. E antes que você me diga que 10 anos é muito tempo, infelizmente acho que a maioria das pessoas no Brasil que hoje têm entre 24 e 40 anos vai trabalhar até mais do que 65 anos de idade. Portanto é bom você considerar o investimento para longuíssimo prazo.

Pois bem, para atingir um objetivo de longo prazo, você sabe o que é melhor, considerando fundos imobiliários, tesouro direto e ações?

Se você não faz ideia, continue lendo este artigo que vou explicar o que considerar em cada um desses investimentos quando você está pensando no longo prazo.

Fundos Imobiliários

fii1

Para começar a falar sobre o melhor investimento no longo prazo, vamos começar com os FIIs.

Sabemos que os fundos imobiliários são um grupo de pessoas que arrecadam o dinheiro dos cotistas e investem em imóveis ou papéis do mercado de imóveis. O que eles ganham nesses investimentos pagam as despesas dos imóveis e as taxas de administração e o que sobra retorna para os cotistas sob a forma de proventos.

Assim, para saber se o investimento em fundos imobiliários é bom para o longo prazo devemos analisar se o mercado imobiliário é bom para o longo prazo.

Pesquisando sobre o mercado imobiliário no Google, você pode notar que este é um mercado de altos e baixos. É um mercado muito cíclico. Existem bolhas que inflam os preços e depois eles estouram. Pode estar bem em alguns anos e depois murchar.

Dando uma olhada, posso colocar abaixo alguns links que explicam o que eu quero dizer.

Se você acessou os links, repara que eles são de anos diferentes. Poderia colocar aqui muito mais links de crises imobiliárias.

Certo, então não devo comprar FIIs?

Não! Também não é pra ser radical. O que quero dizer é que os FIIs para um objetivo de longo prazo pode não ser a melhor alternativa.

Os fundos imobiliários são muito bons para gerar fluxo de caixa. Pra te dar uma renda extra todo o mês. Pingar aquele dinheiro certo dos aluguéis todos os meses.

Entretanto, esse dinheiro tende a aumentar, porém pode haver exceções, se você for reinvestindo e comprando mais cotas. Os juros sobre juros ficam mais difíceis com FIIs.

Você deve ter FIIs sim! Mas para longuíssimo prazo você deve focar em outros investimentos.

Tesouro Direto

ntn-b

Sempre que pensamos no melhor investimento no longo prazo, temos que pensar primeiramente em proteger o nosso poder de compra. Temos que nos proteger d inflação.

No Tesouro Direto existem uma excelente opção para um investimento de longo prazo. É o Tesouro IPCA+ (antiga NTN-B Principal. Já expliquei sobre ele neste artigo.

Com este título você garante uma rentabilidade real prefixada. Você terá um juros real acordado previamente mais a inflação do IPCA e recebe tudo no dia do vencimento do título.

Com isso, você pode escolher um título com o vencimento que mais se aproxima da data que você terá que ter o dinheiro disponível.

O Tesouro Direto oferece o Tesouro IPCA+ que, para o longuíssimo prazo, é sem dúvida uma melhor opção do que os fundos de investimento imobiliários. A grande vantagem dele é que você não precisa se preocupar com a inflação pois ele já garante a você uma rentabilidade real.

Ainda, você não precisa de grandes conhecimentos ou muito estudo em investimentos para ganhar com este investimento de longo prazo. Basta comprar o título e esquecer. No dia do vencimento o dinheiro vai estar na sua conta sem problemas.

O Tesouro IPCA+ ou NTN-B Principal é sem dúvida uma ótima opção para o melhor investimento no longo prazo.

Contudo, se você está disposto a estudar mais, existe uma opção melhor. E vou falar sobre ela em seguida: ações!

Ações

mercado-de-acoes

Falando sobre o melhor investimento no longo prazo, não há como não falar em ações.

É importante lembrar aqui que quando falo em ações, estou me referindo a ações de boas empresas. Não pense que comprando qualquer porcaria e esquecendo você vai ter um retorno acima da média. Ainda, é preciso acompanhar, pois empresas boas podem ficar ruins.

Veja por exemplo este gráfico retirado do site fundamentus.com.br da ação BBDC3 (Bradesco ON).

melhor investimento no longo prazo

Repare que antes do ano 2000 a ação custava em torno de R$1,00. Hoje ela está cotada em torno de R$32,00! Um retorno de 3100%!!! Isso sem contar os dividendos distribuídos.

As ações da Ambev por exemplo, tem um retorno semelhante. O cálculo fica mais difícil porque a ação mudou o ticker, mas quem tinha Ambev ON por exemplo desde o ano 2000, quando era AMBV3, e manteve até hoje quando o ticker é ABEV3 deve ter um retorno parecido.

Imagine quem tinha por exemplo Brahma ou Antártica (a Ambev foi criada a partir da fusão dessas 2 empresas) e manteve até hoje.

Esse retorno acima da média no longo prazo em ações tem uma explicação. É atividade produtiva. Não esquece que por trás das ações existem empresas e nessas empresas existem pessoas trabalhando e produzindo.

Nenhum título do governo ou outro papel bate ao retorno de ações no longo prazo. E sabe por que? Porque se batesse não haveria atividade produtiva! Ninguém iria investir na criação de empresas e todos iam querem viver de juros.

Acontece que para ter esse retorno é preciso escolher boas empresas. Já escrevi um post sobre como escolher empresas para investir. Para isso você precisa dedicar um pouco do seu tempo a aprender como identificar boas empresas na bolsa.

Então, antes de começar a investir em ações para o longo prazo você precisa investir em conhecimento.

E afinal, qual o melhor investimento no longo prazo

Para finalizar, se você quer investir seu dinheiro para um prazo longo, tipo uns 10 anos, existem opções melhores do que os FIIs.

Com o Tesouro IPCA+ você pode deixar seu dinheiro sem dedicar muito tempo a estudar sobre investimentos. É uma boa opção se você não quer ou não tem muito tempo para ficar estudando sobre investimentos. Você deixa o seu dinheiro lá e recebe um juros real pré acordado mais a inflação do IPCA.

Entretanto, se você quer um retorno acima da média o melhor investimento são ações de boas empresas. Isso porém é mais arriscado pois boas empresas podem ficar ruins ao longo do tempo. Contudo, você deve acompanhar o seu investimento em ações para ver se está indo tudo conforme o planejado.

Para investir em ações focando o longo prazo você também deve dedicar um tempo ao estudo. Deve aprender como identificar boas empresas e comprar suas ações mantendo elas por muito tempo.

Então é isso aí, espero que você tenha gostado. Deixe seu comentário e compartilhe o artigo nas redes sociais com seus amigos.

 

—–QUERO SABER MAIS SOBRE INVESTIMENTO EM AÇÕES—–

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *