governança corporativa nas empresas

Governança Corporativa Nas Empresas

Analisar a governança corporativa nas empresas sempre foi a parte mais subjetiva dentre os critérios para escolher uma ação. Não que a análise das demonstrações financeiras sejam muito objetivas, mas os números são sempre menos difícil de analisar do que se a empresa tem ou não boa governança corporativa.

Neste post vou mostrar 3 pontos objetivos para levar em consideração ao analisar a governança corporativa nas empresas. É uma maneira bem simplificada mas acredito já ser suficiente para a maioria.

Os pontos a considerar são:

  • Segmento de Listagem;
  • Free Float;
  • Extender tag along para as ações PN.

Vamos analisar um a um cada tópico

Segmentos de Listagem

O segmento de listagem ao qual a empresa está inserida nos diz muito a respeito da sua governança. Esses segmentos são Bovespa Mais, Bovespa Mais Nível 2, Novo Mercado, Nível 2 e Nível 1.

Para classificar a empresa nesses segmentos são levadas em consideração rígidas regras de transparência. Essas regras vão além das obrigações legais.

Empresas que são listadas no Novo Mercado tem boa governança corporativa. Se a empresa está listada no Novo Mercado já é suficiente, ela tem sim uma boa governança corporativa. Você pode ver mais sobre os outros níveis de governança acessando aqui.

Existem excelentes oportunidades de investimentos em empresas fora do Novo Mercado. Para isso você pode considerar os 2 tópico seguintes.

Free Float

As ações de uma empresa de capital aberto são distribuídas entre acionistas controladores e minoritários. O percentual de ações que estão distribuídas entre os acionistas minoritários é o que chamamos de free float (“flutuação livre” em português).

São ações que não pertencem a controladores, diretores e acionistas que detenham mais de 5% da companhia. São excluídas do free float também ações que não podem ser negociadas por algum motivo e as ações em tesouraria.

Quanto maior o percentual de ações em free float melhor para o acionista minoritário. Ele pode negociar com mais facilidade suas ações pois elas tem mais liquidez.

Além disso empresas com pouco percentual de ações em free float deixam o minoritário desprotegido de alguma decisão dos controladores que possa ir contra os interesses dos minoritários, como fechar o capital da empresa por exemplo.

As empresas do Novo Mercado e dos Niveis 1 e 2 de governança corporativa devem apresentar free float de no mínimo 25%. Sendo assim, se a empresa tem free float de 25% no mínimo é um bom sinal.

O free float pode ser encontrado nos documentos do RI das empresas. Além disso algumas empresas também deixa disponíveis em outras partes do site de RI que não os documentos. Sendo assim, tem que procurar.

Extender tag along para as ações PN

Muitas empresas possuem ações ON e PN. Já falei o que penso sobre isso no artigo “Está em dúvida entre ações ON e PN? Veja 6 motivos para ter ON“.

Para entrar em alguns segmentos de listagem, a empresa é obrigado a ter só ON e em outros não. Além disso em alguns segmentos as PN não precisam obrigatoriamente oferecer tag along aos detentores de ações preferenciais.

Acontece que mesmo sem serem obrigadas a dar o tag along para as PN, algumas empresas dão. Isso é um ponto a favor na governança corporativa pois significa que a companhia está mais preocupada com os minoritários.

O tag along é um mecanismo de proteção ao pequeno acionista. Já escrevi também sobre tag along neste post, portanto se quiser saber o que é sugiro a leitura. Com isso você vai ficar sabendo melhor por que ele é um bom parâmetro para analisar a governança corporativa nas empresas.

Considerações Finais Sobre Governança Corporativa Nas Empresas da Bolsa

Quando uma empresa apresenta consistentemente bons resultados provavelmente sua governança corporativa é boa. É muito difícil uma empresa que não é transparente apresentar bons resultados durante muito tempo.

Um exemplo prático disso é a Ambev. A empresa apresenta consistente lucro há muitos anos mas está no segmento tradicional de listagem.

Apesar disso, é uma empresa que só tem ações ON e com explicações e dados claros no seu site de RI. Com grandes resultados ao longo do tempo por que não investir em suas ações por causa da governança corporativa?

Acredito que para o pequeno investidor não profissional isso seja o suficiente sobre governança corporativa. Espero ter ajudado, não deixe de comentar.

 

2 comentários em “Governança Corporativa Nas Empresas

  1. Ola Rafal. Sou um pequeno investidor ainda estudando muito sobre o fantástico mundo dos investimentos, que bom que encontrei seu blog, pois tenho aprendido muito sobre cada termo e o seus significados. Muito Obrigado mesmo.

    Sucesso total sempre.

    Paulo Fernando

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *