stock7

Está em dúvida entre ações ON e PN? Veja 6 motivos para ter ON

Oi!

Se formos pesquisar pela internet a fora o que são os tipos de ações ON e PN, vamos encontrar basicamente o que vou escrever abaixo.

Ordinárias Nominativas (ON): dá direito de voto ao seu detentor nas assembleias e não dá direito preferencial a dividendos.

Preferenciais Nominativas (PN): não dá direito a voto nas assembleias e dão preferencia no recebimento de dividendos e reembolso de capital no caso de concordata da empresa. As PNs as vezes tem classes. Por exemplo, PNA, PNB e PNC, mas isso varia de empresa para empresa e está no estatuto da companhia portanto não vamos entrar em detalhes.

Você deve estar pensando: Tá, legal! O melhor é ter a PN, vou ter prioridade pra recebermos dividendos e ainda se a empresa falir tenho prioridade no reembolso do capital. Além disso pra que eu quero ter direito ao voto se sou pequeno investidor e meu voto não vai fazer a mínima diferença nas decisões da companhia. O melhor é PN certo?

ERRADO!

Não que o direito ao voto faça diferença pois o pequeno investidor não tem um percentual grande das ON e por isso o direito ao voto não faz diferença. Contudo, existem outras coisas por trás disso tudo. Neste artigo vou ser simples e objetivo ao citar 6 motivos para ter ON e não PN.

Veja:

1 – A PN foi criada pelo majoritário para eles poderem vender ações sem perder o controle da empresa: o majoritário não quer perder o controle da empresa então pra poder abrir o capital criou a PN, onde ele pode emitir ações a vontade sem perder o controle da compnhia.

2 – Ter direito ao reembolso do capital não quer dizer nada: se a empresa for a falência é improvável que os acionistas recebam alguma coisa, pois eles são os últimos na lista de prioridades. Então a preferência no recebimento dos dividendos não faz muita diferença. Além disso, se a empresa for a falência é porque é uma empresa ruim e você não deveria ter ações dela.

3 – É bom seus interesses sejam os mesmos que os do majoritário: a ON é o mesmo tipo de ação que o majoritário possui e este, como controlador da empresa, vai priorizar sempre os interesses das ON em detrimento das PN.

4 – PN é coisado passado: ter somente ações ON é um requisito para entrar no Novo Mercado (nível mais alto de governança corporativa), e a tendência é que todas as empresas da bolsa tenham somente ON no futuro, então pra que ter PN?

5 – Proteção na troca de controle da companhia: toda a ON tem no mínimo 80% de tag along, ou seja, caso a empresa troque de controle, o comprador deve fazer uma oferta de no mínimo 80% do preço pago pelas ações dos controladores.

6 – O primeiro mundo é ON: nos países desenvolvidos praticamente não existe ações PN, só ON, Por que será?

 

É isso ai, por essas 6 razões que eu acho que devemos ignorar as PNs e comprar somente ações ON. Espero que você tenha gostado, deixe seu comentário abaixo e obrigado.

4 comentários em “Está em dúvida entre ações ON e PN? Veja 6 motivos para ter ON

    1. Pois é, o primeiro mundo é todo ON as PNs são mais para os controladores arrecadarem o dinheiro sem perder o controle da companhia. Obrigado pelo comentário!

  1. Tenho uma dúvida: em relação aquelas ações que tenham Tag Along Diferenciado, 100% para ON e 100% para PN, como exemplo POMO3 e POMO4, mesmo assim devo escolher as ON? Ou neste caso, vale a pena escolher as PN’s e aproveitar dos dividendos?
    Desde já agradeço, e parabéns pelo site.

    1. Olá Marcos!
      Obrigado pela sua visita.
      Amigo, você pode escolher a que quiser, hehehe.
      Na verdade eu preferiria a ON principalmente para ficar alinhado com os interesses dos majoritários. Nas principais decisões da companhia as ON sempre tendem a ser priorizadas.
      Mas a decisão de escolher entre a ON e PN é sua.
      Se você aceita o risco de não estar alinhado com os majoritários para receber um dividendo maior não há nada de errado nisso.

      Abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *