empresaseikebatista

Empresas Eike Batista: Ninguém Foi Enganado!

Olá! Depois de um período meio conturbado estou voltando a postar novamente no site. E para mostrar a importância de análise de demonstrações financeiras vou falar das empresas Eike Batista.

Resolvi escrever sobre isso pois um amigo me perguntou se eu tinha investido alguma coisa nas empresas dele (OGX,MMXLLX…) e eu disse que não. Na época estava claro que as empresas Eike Batista eram uma aposta para o investidor mero mortal que nem eu. E isso estava exposto para todos os investidores em geral.

O que quero falara aqui não é se o Eike Batista é culpado ou inocente e se deve ser preso ou não. Não é o objetivo desse site. O que quero mostrar aqui é a importância que tem saber pelo menos ver se uma empresa tem lucro ou não. Assim ninguém seguir o que diz a mídia por não saber analisar empresas.

Empresas Eike Batista era Moda

Na época do auge das empresas Eike Batista existia um grande furor na mídia em torno da pessoa dele. Muitos diziam que ele era como o Rei Midas e o que ele tocava virava ouro. Olha essa reportagem de 7 de março de 2012.

Toda hora abria uma empresa X. Lembro bem que a Port X (se não me engano PRTX3) quando abriu o capital valorizou uns 200%. Quem tive comprado no dia da IPO e tivesse vendido 1 dia depois teria triplicado o capital.

Mas, como não tenho bola de cristal não fiz nada disso. O que fiz foi analisar as demonstrações financeiras das empresas Eike Batista para ver se aquilo tudo tinha fundamento.

Os Números Não Mentiram!

Na análise mais simples que o investidor mais simples poderia fazer era pelo menos ver se a empresa dava lucro. Você se associaria à uma carrocinha de cachorro quente que dá prejuízo?

“Ah! Mas um dia essa carrocinha vai ganhar da prefeitura uma localização privilegiada e vender muito. O dono da carrocinha é amigo do prefeito.”

Beleza, mas isso é uma especulação. Se você quiser arriscar separa uma parte de uma grana que você possa perder e coloca na tal da carrocinha. Se falir isso não pode te abalar.

E assim o cara que queria por que queria compra empresas Eike Batista poderia ter arriscado uma parte de seu capital que não abalaria sua vida e comprar a empresa. Nada contra! Mas vender a casa e colocar nisso é demais.

Então na análise mais simples, olha o que o cara encontraria na época.

stock6

OGX

2006: prejuízo de 5 milhões.

2007: prejuízo de 6 milhões.

2008: lucro de 360 milhões.

2009: prejuízo de 100 milhões.

2010: prejuízo de 123 milhões.

2011: prejuízo de 510 milhões.

2012: prejuízo de 1,1 bilhões.

2013: prejuízo de 1,3 bilhões…..

Onde isso foi parar?

Pra que perder tempo analisando mais? A OGX já deveria ser descartada para fazer parte de suas ações.

MPX

2006: prejuízo de 2 milhões.

2007: prejuízo de 100 milhões.

2008: lucro de 200 milhões.

2009: prejuízo de 220 milhões.

2010: prejuízo de 250 milhões……

Isso é consistente???

OSX

2007: prejuízo de 5 milhões.

2008: prejuízo de 58 milhões.

2009: prejuízo de 30 milhões.

Nem vou perder tempo colocando outras empresas.

Empresas Pré-Operacionais

privada3

De fato, dessas empresas muitas eram pré-operacionais, ou seja ainda não geravam receita pois não haviam iniciado a atividade. Nada de errado se você quer investir nisso. O ganho é maior, pois o risco é maior. Mas você deve saber o que está fazendo.

Comprando ações de uma empresa pré operacional você está tendo uma expectativa de qu aquele negócio vai ser bom quando começar. Repito, quando começar. Ele ainda não começou.

Na minha opinião pessoal, o investidor amador como eu, não deveria investir seu dinheiro empresas pré-operacionais por 3 motivos:

  • é muito difícil analisar perspectivas futuras em demonstrações financeiras, provavelmente o amador vai errar;
  • é preciso dedicar muito tempo para analisar a empresa, provavelmente o investidor amador vai ganhar mais dedicando esse tempo a sua profissão ou negócio;
  • com tantas empresas já operacionais onde é mais fácil analisar, para que perder tempo com pré-operacionais?

É claro que se o cara acertar o ganho é muito maior, mas se é pra ser no chute o melhor é comprar um bilhete de loteria onde o investimento é menor e o prêmio maior.

Finalizando, Não Enganaram Ninguém!

Depois que o barco afundou houve muito burburinho dizendo que tudo foi manipulado. Que as empresas X tiveram o preço derrubado. Que o Eike Batista era o anti-cristo e que a profecia do apocalipse se realizou.

Mas quem acompanhou um mínimo dessa história sabe que o que aconteceu com as empresas Eike Batista foi NORMAL! Repito, NORMAL!

Empresas pré-operacionais e outras que não tinham lucro consistente mas que tinham uma grande expectativa criada pela imprensa em torno do empresário Eike Batista e seus contatos e influências.

Como não dá pra operar a vida toda no prejuízo e nem viver de expectativas, o que aconteceu foi normal. Se, naquela época, você olhasse onde tinha que olhar, ou seja, nas demonstrações financeiras teria visto que essas empresas não tinham lucro consistente.

Então poderia, se quisesse, separar uma parte que pudesse perder, e arriscar. Ou simplesmente esquecer que essas empresas existiam. Foi o que eu fiz.

E você, o que fez? Deixe seu comentário e não deixe de ler outros posts.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *