dividendos 2016

Dividendos 2016: Não serve pra nada!

Após muitas pessoas procurarem por dividendos 2016 pela Google resolvi postar sobre o tal dividendo de novo. Agora sobre os dividendos em 2016. Estava tentando fazer um ranking mas fiquei muito confuso com o que encontrei e decidi postar aqui.

Existem muitos detalhes sutis quando falamos de dividendos. Já escrevi um artigo bem completo onde procurei expor todos os detalhes sobre isso. Se quiser ler acesse aqui. Agora, qual seria a melhor maneira de analisar e fazer um ranking com as empresas que pagam dividendos melhores?

A resposta é não sei. Para ver dividendos 2016, melhores empresas pagadoras eu realmente não sei como seria a melhor maneira de fazer este ranking. Além disso, pagar mais ou menos dividendos não quer dizer que a empresa é boa. Boas empresas podem pagar pouco dividendo e más empresas podem pagar muito dividendo.

O melhor seria analisar se a empresa é boa. Empresas boas ou pagam pouco dividendo e crescem muito ou pagam muito dividendo e crescem pouco. O problema é se ela não cresce e nem paga dividendo.

Mas esse não é o assunto desse artigo sobre dividendos 2016. Já que eu quis fazer esse post algum critério eu teria que escolher mas qual o certo? Bem já falei que não sei, então fiz 2 rankings baseado em 2 critérios, são eles:

  • valor bruto total pago pela empresa;
  • dividend yield.

Dividendos 2016: Valor Bruto

Aqui estão as 5 maiores valores pagos pelas empresas da bolsa em dividendos. Vi esse ranking aqui. Repare como os bancos dominam essa lista. Isso mostra que no Brasil os bancos detém mesmo grande parte da riqueza.

 

Empresa Valor R$
Ambev 11,4 bilhões
Itaú Unibanco 7 bilhões
Bradesco 4,8 bilhões
Cielo 1,4 bilhões
Santander 3,9 bilhões

Esse valor são o que as empresas pagaram ao todo em 2016 para seus acionistas. Em números absolutos não quer dizer muito. Isso não significa que essas empresas são boas, embora eu particularmente ache qualquer uma delas boas.

Vamos agora para o outro critério, dividend yield, o que gerou o nosso segundo ranking dividendos 2016.

Ranking por dividend yield

Esse é bem confuso, extraí ele do site Fundamentus. Ele só vai servir pra realçar a minha conclusão no final do post. Vou colocar aqui o ranking dos 5 maiores e comentar depois. Segue abaixo.

 

Empresa Dividend Yield
Banco Paraná 34%
CESP 18%
COPEL 17,7%
Afluente 17,5%
Bicicletas Monark 16,6%

Esse ranking é pra deixar qualquer um louco! Olhe a primeira empresa, Banco Paraná. Analisando as demonstrações financeiras delas o que vi por cima é que o lucro ta sempre mais ou menos a mesma coisa.

Ainda, a ação ON não tem liquidez nenhuma. Já expliquei por que prefiro ter ação ON nesse artigo. Pra que ter esse banco pequeno se tem banco muito maior.

Veja o caso de Bicicletas Monark. Também não tem liquidez. Pra que entrar nesse tipo de empresa?

Conclusão

o que fazer para ganhar dinheiro com dividendos

Selecionar empresas por dividend yield ou por valor bruto distribuído por elas não é um bom jeito de selecionar empresas. O melhor jeito de selecionar ações para a sua carteira é saber se a empresa é BOA. Distribuir 1 bilhão de dividendos aos acionista em 1 ano não quer dizer que ela é boa. Esse dinheiro pode ser de alguma venda do imobilizado e não gerado pelo operacional da empresa.

Ainda, verificar isso pelo dividend yield também não é o melhor jeito de saber se ela é boa. O dividend yield é o valor do dividendo pelo preço atual da ação. Portanto se o preço da ação cair o dividend yield aumenta. Se não há uma crise sistêmica e o preço da ação caiu, por que ela deve ir para sua carteira? Só por que o dividend yield é alto?

Assim, melhor de saber sobre dividendos 2016, seria melhor ver quais são as empresas mais lucrativas ao longo dos 10 ou 20 anos, não acha? Isso seria bem mais consistente, e nada melhor do que consistência no longo prazo para ganhar dinheiro com ações.

Para selecionar boas empresas você pode começar lendo este artigo. Em seguida, leia os demais depois dele em ordem cronológica.

Por fim, não quero dizer que não se deve olhar dividendos. O problema é que não devemos olhar dividendos. Se a empresa como um todo for boa não há nada de errado em olhar seu histórico anual.

Obrigado por ler até aqui! Não esqueça de comentar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *