Image de jah7546 para Pixabay

Como Sobrar Dinheiro no Final do Mês – 3 Dicas

Saber como sobrar dinheiro no final do mês é algo que você precisa caso queira investir. O dinheiro do investimento é o dinheiro da sua poupança, por isso que é tão importante sobrar dinheiro.

Se você simplesmente recebe um salário e vai usando o dinheiro até receber de novo cuidado. Como você sabe se está ou não sobrando dinheiro?

Por isso, se você é do tipo desorganizado, leia este post até o fim. Nele vou explicar 3 coisas que faço para que sempre me sobre dinheiro no final do mês.

Essas dicas são:

  1. Pegue uma quantia fixa e guarde;
  2. Faça uma planilha com despesas;
  3. Defina itens supérfluos.

Vamos ver cada um dos itens a seguir.

Pegue uma Quantia Fixa e Guarde

sobrar dinheiro no final do mes

Este é sem dúvida a dica mais importante. Se você seguir isso a risca, pelo menos essa quantia que você guardar vai sobrar.

O importante é que isso seja feito antes de tudo. O erro é que muitas pessoas guardam o que sobra e se você esperar sobrar pode não sobrar nada.

Faça ao contrário!

Guarde uma quantia fixa, por menor que seja, antes de tudo. Com o que sobrar você paga as contas.

Não importa o que aconteça, pague primeiro a você e depois você se vira com o resto. Imagine que você tenha que pagar uma conta, uma prestação de financiamento de imóvel. Só que quem vai receber a conta é você.

Este é o conselho mais importante.

Faça uma Planilha com as Despesas

Image de jarmoluk para Pixabay

Para saber como sobrar dinheiro no final do mês é preciso saber o quanto e em quê você gasta no mês. Fazer esses cálculos é importantíssimo.

Se você já ouviu falar em Sun Tzu, autor de A Arte da Guerra, deve conhecer algumas de suas célebres frases. A que pode se encaixar aqui é.

O general que ganha a batalha faz muitos cálculos antes de lutar. O general que perde faz poucos cálculos.

Para o mundo das finanças, assim como o mundo militar, saber o quanto se tem e não se tem, o quanto se pode e não se pode, é de suma importância.

Se você não é organizado com suas despesas não se desespere. Sugiro que faça uma planilha de excel orçamento para que possa controlar seus gastos.

Esta dica é muito valiosa para que você coloque em prática a próxima dica. Procure despesas que podem ser cortadas.

Defina Itens Supérfluos

Após ter todas as suas despesas anotadas você vai saber o quanto e em quê você gasta. Com isso, se você deseja aumentar ainda mais o que sobra pra você (lembre-se, se você colocar em prática a dica um já tem dinheiro sobrando) identifique itens que podem ser cortados.

Você não precisa deixar de fazer coisas legais. Mas digamos que se você está em um mês meio ruim, é bom você saber do que pode abrir mão.

Se todas as sextas-feiras você sai pra comer em um restaurante, em um mês ruim poderia ir em um mais barato. Ou até mesmo fazer algo em casa.

Assim que as coisas melhorarem você volta a comer no restaurante mais caro. Não precisa ficar fazendo sacrifícios sempre.

O que quero dizer com essa dica é que você defina o que é supérfluo, não precisa cortar de primeira. No caso de surgir uma necessidade você já sabe onde cortar.

Resumindo, Como Sobrar Dinheiro no Final do Mês

Para ter como sobrar dinheiro no final do mês, você deve em primeiro lugar pagar uma conta para si mesmo. Isto é, defina um valor que você pagaria como uma parcela de financiamento e pague para si. Esta é a dica principal que vai fazer com que sempre sobrará dinheiro para você.

Depois você deve anotar todas as suas despesas em uma planilha. Assim você saberá quanto gasta e onde vai este gasto.

Finalmente, de posse da sua planilha, analise os itens e defina o que é supérfluo. Não precisa cortar esses itens de cara mas se você quiser ou precisar que sobre mais dinheiro já sabe que deve cortar esses itens.

Espero ter ajudado pois sobrar dinheiro é pré requisito básico para começar a investir. Sem poupança não há investimento.

Curte aí e deixe um comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *