iniciar

Como investir em ações começando do zero?

Se você procurou no Google como investir em ações porque não sabe como funcionam os procedimentos e o que é necessário fazer você caiu no lugar certo.  Continue lendo este artigo até o final que você vai saber o que é preciso para começar a investir.

Para começar a fazer investimentos em ações é preciso antes de mais nada abrir uma conta em uma corretora de valores. Para abrir uma conta em uma corretora você pode ler o artigo “Como escolher uma corretora? Confira tabela de preços AQUI!“.

A corretora é quem vai fazer as negociações que você ordenar. Ela é o intermediário entre você e o vendedor na hora de comprar, ou você e o comprador na hora de vender. É através da plataforma chamada home broker que você envia a ordem de compra ou venda para ser executada.

Depois de abrir uma conta você deve transferir o dinheiro para essa conta. Isso é através de uma transferência bancária, DOC ou TED, de uma conta sua em qualquer banco. Na hora da abertura da sua conta, você também deve especificar uma conta sua para fazer a transferência da corretora para o banco. Essas transações estão sujeitas a cobrança dependendo da corretora que você escolher, no caso de transferir da corretora para o banco, ou do banco que você tem conta, no caso de transferir do banco para a corretora.

Tá! Beleza! Transferi o dinheiro, e agora o que que eu faço?

OK! Depois de transferir o dinheiro você tem que saber qual o código ou ticker da empresa que você quer comprar ações. Para saber o código da empresa que você quer comprar ações você pode acessar http://www.bmfbovespa.com.br/pt_br/produtos/listados-a-vista-e-derivativos/renda-variavel/empresas-listadas.htm

Digamos que você quer saber o código das ações ON do banco Bradesco por exemplo. Você vai entrar no endereço das empresas listadas, colocado acima, e digitar o nome da empresa ou ir na primeira letra dela, como está na figura.

exemplobbdc

Depois de clicar em buscar, quando aparecer o resultado da busca é só clicar no nome da empresa. Veja!

exemplobusca

O código vai aparecer conforme abaixo.exemplocodigo

 

Se você clicar no “Mais códigos” vai ficar sabendo que a BBDC3 é a ação ON e a BBDC4 é a PN. O padrão é sempre assim, 3 para ON e 4 para PN. Por exemplo, Petrobrás ON é PETR3 e Petrobrás PN é PETR4. Existem também ações PNA, preferênciais classe A, para algumas empresas como a Vale do Rio Doce. Vale PNA é VALE5.

Quando você vai comprar ações geralmente no home broker têm os códigos mas não se preocupe, com o tempo você vai acabar sabendo de cabeça.

OK! Já sei o código, mas como eu envio a ordem de compra?

Para enviar a ordem de compra depende da corretora que você tem conta. Cada uma tem a sua própria plataforma mas no geral é bem fácil de enviar a ordem. Têm um botão COMPRAR onde você clica e digita o código da ação, a quantidade de ações que quer comprar e o preço limite e clica em enviar a ordem.

O que é importante saber é que as cotações mostradas na bolsa quando você digita o código da ação são do mercado integral. No mercado integral são negociados lotes de ações, geralmente 100 ações, e quando você vê a cotação de BBDC3 você vê o preço unitário para 100 ações. Para pagar aquele preço você deve comprar no mínimo 100 ações.

Mas não se preocupe, se você ainda não pode comprar um lote inteiro você pode comprar no mercado fracionário. No mercado fracionário são negociadas ações sem lote mínimo e você pode comprar 5, 10, ou até uma ação, só que o preço é diferente do integral. Para saber o preço no mercado fracionário você digita BBDC3F.

Na maioria das corretoras, quando você informa uma quantidade que não é lote cheio a ordem já vai para o mercado fracionário. Se você colocou que quer comprar 125 ações essa compra pode ser de 100 ações no mercado integral e 25 ações no mercado fracionário.

Depois de enviada a ordem ela é executada, ou seja, a compra é realmente realizada. Feito isso, em 3 dias úteis o seu dinheiro sai da conta da corretora já com as taxas de corretagem e as ações ficam custodiadas no seu nome.

Pronto! A operação foi realizada! Fácil né?!

Concluindo

Em resumo o que você precisa fazer é:

  1. Abrir conta em uma corretora;
  2. Transferir uma quantia em dinheiro do seu banco para sua corretora;
  3. Enviar a ordem de compra das ações que você quer comprar através do home broker da corretora.

Legal! Mas quais empresas eu vou comprar?

Bem, essa é a pergunta que eu também faço todos os dias e que vale 1 milhão, hehehe. Você não pode sair comprando ações de qualquer empresa sem saber o que está fazendo. Antes de começar você precisa de conhecimento.

Para adquirir conhecimento você deve estudar sobre o mercado de ações, existe muita coisa gratuita na internet. Nesse site você pode ler o artigo “Não invista em ações sem ler estes 5 conselhos“.

Também aconselho a ler este post.

Espero ter ajudado nas suas dúvidas portanto deixe o seu comentário dizendo se o artigo foi útil ou não.

2 comentários em “Como investir em ações começando do zero?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *