ativo e passivo

Ativo e Passivo, O Que Aprendi Com o Pai Rico

Vou falar neste post o que aprendi sobre ativo e passivo lendo o livro Pai Rico Pai Pobre, do Robert Kyosaki. Pra quem não conhece, o Robert Kyosaki é havaiano (surf na veia 🙂 ) e é autor de vários livros sobre finanças.

O livro Pai Rico Pai Pobre é um best seller e acho que a maioria das pessoas ligadas em finanças já leu. Ele traz várias idéias sobre como lidar com dinheiro e esse conceito de ativo e passivo é uma delas.

Mas antes, vamos lembrar do conceito tradicional de ativo e passivo. O conceito de contabilidade.

Ativo e Passivo Contabilidade

O conceito de ativo e passivo na contabilidade é o conceito usado pela maioria. Os bancos usam isso para vender crédito imobiliário para as pessoas pois a ideia da maioria das pessoas sobre ativo e passivo é esta.

Ativo

O ativo, na contabilidade e para a maioria das pessoas, é tudo o que você tem. Por exemplo, se você é o dono da sua casa então sua casa é um ativo.

Se você tem um carro, o carro é um ativo embora seu valor de mercado baixe com o tempo.

Na contabilidade, tudo o que uma empresa tem está contabilizado no ativo. Isso incluindo frota de veículos e imóveis.

Passivo

O conceito de passivo na contabilidade e para a grande maioria, é tudo o que você deve. Por exemplo, se você comprou uma casa financiada a casa é seu ativo e as prestações que você deve são o seu passivo.

Para as empresas, quando elas compram um imóvel financiado o imóvel vai para o ativo e o valor que a empresa precisa pagar fica contabilizado no passivo. Esse é o conceito da contabilidade. O da maioria.

Ativo e Passivo para o Pai Rico

Para que nunca leu o livro, o Pai rico é o pai de um amigo de Kyosaki. No livro ele tem o seu pai realmente, que é o pai pobre (não que ele seja pobre mas está sempre trabalhando para pagar contas) e o pai rico.

O pai rico é chamado de rico porque tem grande visão financeira e fica construindo vários negócios e obtendo renda deles. Há quem diga que o pai rico nunca existiu, mas isso eu não sei. Só sei que no livro existem ótimos conceitos sobre como enxergar o dinheiro.

Pois bem, para o pai rico o conceito de ativo e passivo é diferente. E na minha humilde opinião muito melhor! Se as pessoas usassem este conceito evitariam ficar endividadas e sobraria sempre uma grana no fim do mês.

São conceitos simples. Vamos ver.

Ativo

Tudo o que coloca dinheiro no seu bolso. Por exemplo, ações, títulos, imóveis que você aluga para outras pessoas ou qualquer outra coisa que te gere renda.

Se está gerando renda é um ativo. Ponto final!

Passivo

Tudo o que tira dinheiro do seu bolso. Por exemplo, a casa que você mora e que tem que pagar os custos, seu carro, ou qualquer outra coisa que você precise pagar.

Se está gerando despesa é um passivo. Ponto final!

E Daí?

Bom, e daí que olhando as coisas por esse ponto de vista tudo muda. Se você achava que sua casa era seu ativo, você vê que por esse conceito não é. Isso porque ela gera despesa de água, de luz e manutenção em geral.

Eu sei que você precisa da casa! Não só da casa mas precisa de vários passivos.

Então o que fazer?

Tente equilibrar passivos com ativos. Comprou um carro? Legal! Parabéns! Mas não esqueça que vai ter que bancar o carro. Para contrabalançar experimente comprar ações por exemplo.

Como isso vai me ajudar a ter sempre alguma grana?

Pense bem, se ativos são tudo aquilo que põe dinheiro no seu bolso, então acumule ativos. Vá comprando ativos aos poucos.

Você não se importa de separar uns 800 reais por mês pra pagar a prestação do seu carro não é? Experimente separar 800 reais por mês para comprar ações.

Quem sabe comprando ações de boas empresas você não consegue comprar um carro à vista um pouco mais a frente. Seria legal não é mesmo.

Esse é um dos muitos conceitos que o livro Pai Rico Pai Pobre ensina. Se você quer renovar seus pensamentos sobre finanças e fugir do tradicional, recomendo demais a leitura!

Bem é isso aí! Deixe um comentário aqui no blog.

2 comentários em “Ativo e Passivo, O Que Aprendi Com o Pai Rico

  1. Este livro mudou minha vida! Indico para todos que posso!

    Dei um tapa nos meus RSSs da blogosfera de finanças. Coloquei os 10 últimos links na barra lateral e fiz uma página que lista todos os sites da finansfera que conheço e acompanho.

    Adicionei seu blog lá! Se puder me adicionar no seu também, ficarei muito agradecido!

    Dá uma olhadinha pra ver como ficou: http://enriquecendo.club/blogosfera-de-financas/

    Abraços
    Enriquecendo.club

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *