fii7

ATENÇÃO! Veja 5 pontos importantes antes de escolher um FII

Você tem vontade de investir em FII mas não sabe como escolher? Não faz ideia do que analisar? Depois de ler o artigo “FIIs: Saiba 5 vantagens desta aplicação que gera renda extra mensal“, você ficou sabendo de 5 vantagens de se investir em imóveis via FIIs.

Neste artigo, você vai ficar sabendo de 5 pontos importantes para analisar na hora de escolher um FII.

Vamos lá!

1 – Verifique quem é o gestor

fii8

Para valorizar e zelar pelo patrimônio do FII e defender os interesses dos cotistas, uma boa gestão tem papel fundamental. Um mau gestor pode fazer seu patrimônio diminuir consideravelmente ao longo do tempo.

Procure informações sobre o gestor do FII analisado, saiba se ele possui outros fundos sob a sua gestão e verifique se ele está construindo uma boa reputação no mercado.

2 – Evite fundos de um único inquilino

fii9

Ter apenas um inquilino coloca você no mesmo risco de ter apenas um único imóvel alugado, se esse inquilino cancelar o contrato você fica sem renda. Procure saber quantos são os inquilinos do fundo e se eles são empresas sólida, pois isso diminui o risco de vacância.

3 – Evite fundos de um único imóvel

fii10

Fundos de um único imóvel aumentam os riscos de vacância, imagine se a região desse imóvel é desvalorizada por algum motivo? O fundo todo fica comprometido!

Prefira fundos com vários imóveis distribuídos entre vários bairros e cidades distintas.

4 – Verifique se a renda está sendo distribuída

fii11

Veja o valor distribuído mensalmente e verifique se ele é consistente, se todo o mês é distribuído mais ou menos o mesmo valor. Desconfie de meses em que o valor distribuído foi muito alto pois esse valor pode conter multas por atraso desses inquilinos em meses passados, o que indica um risco de inadimplência.

5 – Evite fundos built-to-suit

fii12

Essa modalidade consiste em imóveis feitos sob medida para um único inquilino, como por exemplo agências bancárias, universidades e hospitais. O problema é que se esse inquilino sair do imóvel pode ser bem difícil encontrar outro inquilino que necessite das mesmas características desse imóvel.

 

Esses são alguns pontos que merecem atenção na hora de escolher um bom FII. E você, o que acha? Deixe seu comentário abaixo sobre o que mais gostaria que fosse postado sobre FII.

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *