análise fundamentalista de ações

Análise Fundamentalista de Ações: Desenvolva esta Habilidade

A análise fundamentalista de ações é muito importante para formar patrimônio na bolsa através da compra de ações de boas empresas. É através dela que separamos o joio do trigo e selecionamos as empresas realmente melhores.

Este artigo está dividido em 4 partes.

  • A importância da análise fundamentalista de ações;
  • Base para a análise fundamentalista;
  • Mitos sobre a análise fundamentalista;
  • Como desenvolver seus conhecimentos acerca da análise fundamentalista.

Para quem não conhece, a análise fundamentalista de ações consiste em analisar os fundamentos da empresa. Isto é, analisar suas demonstrações financeiras, sua governança corporativa e compará-los com o de empresas do mesmo setor.

Sendo assim, vamos começar a refletir sobre a importância da análise fundamentalista de ações. Afinal de contas, para desenvolver uma habilidade precisamos saber por que temos que fazer isso.

A Importância da Análise Fundamentalista de Ações

lynch

A principal importância da análise fundamentalista, no meu entender, é que no longo prazo as cotações seguem os lucros. Uma ações pode até se valorizar se a empresa teve prejuízo, mas essa valorização será por conta de uma expectativa de lucro. Se o lucro não se confirmar a cotação cai.

Com base nesse pensamento simples, mais nada, só isso, muitas pessoas que investem em ações poderiam se livrar de várias furadas. É o caso de quem perdeu muito dinheiro com as empresas X, do Eike Batista.

Depois, na análise fundamentalista você analisa o endividamento da empresa. Se a empresa lucra mas vai aumentando seu endividamento de forma irresponsável, não vai conseguir sustentar seus lucros por muito tempo.

Caso da Petrobrás, onde a dívida disparou e o lucro virou prejuízo. Crescentes endividamentos comprometem os lucros futuros.

Por fim, mesmo se você for trader (nada contra trades, apenas não faço), você deve investir o lucro do trade em patrimônio que gere valor. Quem ganha dinheiro com trades investe o lucro em patrimônio, não dá pra viver de trade a vida toda.

Base para a Análise Fundamentalista

ativo e passivo

Para fazer uma análise fundamentalista, você vai precisar de alguns conhecimentos de contabilidade. Mas não se preocupe, você não precisa de uma graduação em ciências contábeis.

Nesta parte do artigo vou expor um conhecimento básico sobre o que você deve analisar para fazer uma boa análise fundamentalista de ações. Vou colocar os links de outros artigos sobre análise de empresas que escrevi. Leia estes artigo na ordem, para entende melhor.

Mas como já falei, isso é muito básico, então cabe a você correr atrás para se aprofundar nos conhecimentos. Pesquise na internet, faça cursos e leia livros.

Por Onde Começar

Acho que primeiro você deve saber o que você deve analisar. Portanto saiba como está dividido os demonstrativos financeiros.

Os 5 principais, e que você não deve deixar de analisar estão abaixo.

  1. Relatório da Administração;
  2. Demonstração do Resultado do Exercício;
  3. Balanço Patrimonial;
  4. Demonstrativo do Fluxo de Caixa;
  5. Relatório dos Auditores.

Para melhor entender comece lendo o artigo “Os 5 principais componentes dos demonstrativos financeiros“, onde falo sobre uma visão geral desses componentes.

Se Aprofundando

Desses 5 você deve se aprofundar em 3: Demonstração do Resultado do Exercício, Balanço Patrimonial e Demonstrativo do Fluxo de Caixa.

Portanto, leia na ordem, os artigos que escrevi sobre isso.

Saiba Sobre a Governança Corporativa

Analisar a governança corporativa é a parte mais subjetiva da análise. Não estamos dentro da empresa pra saber o que acontece.

Mas mesmo assim consegui escrever alguma coisinha sobre isso. Está no artigo “Governança Corporativa Nas Empresas“. Neste artigo explico 3 pontos objetivos para se analisar.

Mitos Sobre a Análise Fundamentalista

Talvez você que esteja lendo não concorde comigo, mas na minha opinião existem muitos indicadores fundamentalistas que estão errados! Dizem que esses indicadores são fundamentalistas mas pra mim isso é mito.

Na verdadeira análise fundamentalista de ações, o investidor se torna sócio da empresa sem se preocupar com o preço das ações. O investidor analisa os demonstrativos financeiros de vários anos da empresa e decide se quer se tornar sócio ou não.

Portanto, indicadores como:

  • Preço/Lucro (P/L);
  • Preço/Valor Patrimonial (P/VPA);
  • Dividend Yield.

Não tem nada haver com análise fundamentalista por 2 motivos:

  1. Eles levam em consideração o Preço;
  2. Eles levam em consideração somente o último ano da empresa, por exemplo o P/L pega o lucro do último ano.

Existem muitos sites na internet que dizem que indicadores como esses são fundamentalistas mas pra mim não são. Análise fundamentalista leva em conta fundamentos de vários anos e não preço. Portanto qualquer indicador que tenha preço deve ser ignorado.

Sei que muitos não vão concordar mas sei também que não sou o único que pensa assim.

Desenvolvendo suas Habilidades na Análise Fundamentalista

buffet

A análise fundamentalista não é uma ciência exata. Uma margem de lucro por exemplo pode ser alta para um setor e para outro não.

No entanto, existe uma semelhança dela com a matemática que vai além dos números. Você vai fixar o seu conhecimento cada vez que pegar uma empresa para analisar.

Sabe aqueles exercícios de matemática que você fazia na escola? Quanto mais fazia exercícios mais fixava a matéria não é verdade?!

Quando for analisar empresas é a mesma coisa. Quanto mais empresas e mais anos de balanços analisar, melhor!

Mas isso é muito trabalhoso

Sim! Analisar várias empresas de vários setores de vários anos é realmente muito trabalhoso. Pra falar a verdade é um trabalho de formiguinha.

Não é nada sexy ficar analisando balanços e demonstrações de fluxo de caixa. 🙂

E além disso, é uma coisa que demora muito tempo.

Mas para ajudar vou colocar o link de 3 artigos que eu escrevi sobre análise de empresas da Bovespa.

Sugestão de Leitura

Se você quer uma sugestão de leitura prática e objetiva então você precisa comprar o e-book Ações – Análise de Empresas. Se você leu os artigos que eu sugeri na ordem então você já tem uma boa base para ler este e-book.

analempNele você vai avançar bastante na análise fundamentalista de ações. Desenvolverá a habilidade de analisar o tipo de negócio das companhia e a saúde financeira delas.

Este e-book vai fazer você poupar tempo, pois você vai receber os balanços dos últimos anos de 148 empresas da bolsa.

O livro vai direto ao ponto. Para você ter uma ideia, o livro possui 9 capítulos. Cada capítulo você pode ler em 1 hora. Assim, você precisa de 9 horas para ler tudo.

Para fazer um estudo aprofundado das empresas, você precisa de mais 12 horas. Assim, se você dedicar 1 hora por dia do seu tempo a isso, em 21 dias você vai ter plenas condições de analisar qualquer empresa.

Como Comprar o E-Book

Ao clicar no link do e-book você será direcionado para a página de vendas oficial do e-book. Lá você vai ter acesso a um botão de compras que ao clicar nele vai ir para uma página de pagamento com selo de segurança.

Nessa página você vai colocar o e-mail no qual receberá o e-book. Após fazer o pagamento com cartão ou boleto, o e-book será enviado ao e-mail que você informou.

É importante dizer que o pagamento em boleto bancário pode demorar até 3 dias úteis para você receber o e-book pois é preciso esperar a compensação. Pagando com cartão de crédito o recebimento do e-book é imediato.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *