reserva

5 Razões Pelas Quais Você Precisa Ter Uma Reserva Financeira

Hoje em dia a maioria da população acaba enfrentando inúmeros problemas por não ter uma reserva financeira, ou também chamado de fundo de emergência. Muitas dessas pessoas acham que não é necessário esse tipo de coisa. Outras até nem pensam nessa possibilidade de guardar dinheiro.

Mas uma coisa é certa, fazendo isso irá lhe evitar um bocado de estresse e preocupações decorrentes da falta de dinheiro. Por isso abaixo irei lhe mostrar 5 razões pelas quais você precisa ter esse fundo de emergência.

 

 

1 – Nunca se sabe quando você vai perder o emprego

hand-1538204_640

 

Não, eu não estou lhe desejando nenhum mal, mas essa é uma possibilidade que pode sim ocorrer. Ninguém está livre de perder o seu emprego de uma hora pra outra sem ao menos ser avisado.

Como você iria sustentar sua família sem nenhuma renda? E não tendo perspectiva de achar uma nova oportunidade de trabalho nos meses seguintes. É nessas horas em que a reserva financeira entra em ação. Com ela você irá conseguir manter um estilo de vida bom para você e sua família, até que seja encontrada uma nova oportunidade.

2 – Algumas emergências podem ter gastos elevados

security-1004644_640

 

Mais umas vez, imprevistos acontecem e por mais que você se cuide e tenha um ótimo plano de saúde e outros tipos de planos e seguros, uma emergência eventualmente pode acontecer. Esse tipo de evento acaba gerando um gasto inesperado e com um alto valor.

E para enfrentar esse tipo de situação sem nenhum incômodo ou estresse, você pode usar a sua reserva financeira, na qual, se encaixa perfeitamente nesses momentos importunos. Com isso você não irá precisar retirar dinheiro do seu salário e até mesmo se privar de outros prazeres.

3 – Você tem um sonho?

shield-1519642_640

 

É isso mesmo que você está pensando agora! O fundo de emergência não serve apenas para emergências ou situações inesperadas do dia a dia, ela serve também para realizar o seu sonho.

Sabe aquele sonho que você tem de comprar um carro novo? A casa própria? Pois é, se você começar a guardar seu dinheiro eu te garanto que você vai conseguir realizá-lo. Pois será muito mais difícil, demorado e por muitas vezes mais caro, pelo fato das prestações, de você obter seu sonho apenas com seu salário.

4 – Reserva financeira para aquela viagem incrível

volkswagen-569315_640

 

Que tal utilizar sua reserva financeira para realizar aquela viagem que faz tempo que você está adiando? Onde por muitas vezes ocorre por falta de dinheiro. Como foi mencionado anteriormente, o seu fundo de emergência servem também para você aproveitar melhor sua vida.

Planeje-se um bom tempo antes de fazer sua viagem, calcule todos os gastos que você irá ter. E não se esqueça de deixar um pouco de reserva na viagem também. As emergências podem acontecer a qualquer instante independente se você está se divertindo ou não.

5 – Pode ser aplicada

mobile-phone-1419281_640

 

No momento que você tiver uma reserva financeira, você pode aplicar uma parte dela para assim poder gerar ainda mais dinheiro, ficando assim ainda mais confortável e seguro pelo fato de ter uma maior estabilidade e controle de suas finanças.

Dependendo de seu perfil de investidor, você pode escolher onde melhor se encaixa dentre os métodos de investimentos. Faça uma pesquisa, você optar por Tesouro Direto, ou quem sabe se você é uma pessoa mais ousada e arriscada pode tentar entrar no famoso mercado de ações.

Mas é claro que se você está pensando em investir seu fundo de emergência, vá com calma e analise bem as possibilidades, pois você não vai querer perder toda a sua reserva por ter se arriscado demasiadamente.


Portanto eu indico realmente que você inicie sua reserva financeira. Claro que você não vai obter um montante elevado de uma hora para a outra, a menos que você tenha em mente vender algum bem ou até mesmo algum dinheiro provindo de férias ou remunerações provindas de seu emprego, como participação nos lucros.

Comece aos poucos com pequenos depósitos, dedique alguma percentagem de seu salário para ser colocado na sua reserva, mas é importante que seja assíduo, pois de nada adianta guardar apenas de vez em quando.

Fazendo isso eu posso garantir que você se sentirá mais seguro e também que não irá se arrepender. O que você achou desse texto? Tem outras dicas para compartilhar com nós? Então deixe seus comentários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *